Por mais gostosa e quente que seja a intimidade de um casal, é comum, ao longo dos anos, a relação sexual se tornar monótona e esfriar. Para evitar que isso ocorra, é sempre bom variar o cardápio e inovar na hora do sexo.
Aqui, listamos 4 dicas para se ter mais prazer na hora H. Afinal, o sexo é uma das partes mais importantes da vida de qualquer um, logo vale a pena buscar a melhor performance.
Desvendando o prazer sexual
Muitos cientistas estudaram os mecanismos do prazer de vários pontos de vista. O prazer sexual é relacionado a quantidade de nervos que o transportam para o cérebro.
Portanto, a chave do prazer está na leitura que o cérebro faz das contrações dos músculos localizados próximos aos órgãos sexuais. A contração destes envia sinais ao cérebro sobre algo agradável e desencadeia uma verdadeira tempestade de neurotransmissores e hormônios.
- O órgão sexual masculino, em sua ponta na glande, possui muitas terminações nervosas que são responsáveis pela experiência do prazer masculino.
- Nas mulheres, as coisas são mais complexas, e, portanto, ainda mais fascinantes: há o órgão principal – a porta principal do prazer – onde existem muitas fibras nervosas e o clitóris em particular. Existe a parte que pode ser vista, o clitóris externo, mas também existe um interno e a parede vaginal onde as terminações nervosas ficam escondidas.
Beijos e carícias diminuem o nível de serotonina – um hormônio que entre outras coisas governa as reações ao estresse – enquanto o nível de dopamina aumenta o que aumenta os batimentos cardíacos.
A pressão aumenta, os vasos sanguíneos se dilatam, as áreas de recompensa do cérebro são ativadas e, gradualmente, a mente se afasta do mundo circundante e se concentra apenas em seu próprio corpo e no do seu par.
Como transar gostoso? Conselhos para ter mais prazer
Selecionamentos a seguir, algumas dicas sobre como fazer amor gostoso, segundo pesquisas e especialistas da área. Confira:
1. Concentre sua atenção em suas sensações físicas
Esqueça os seus medos e complexos e deixe seu par cuidar de sua excitação. Em suma, seja um pouco egoísta. Foque no seu prazer.
Sem falar que ao se concentrar em suas sensações físicas ajuda a desarmar bloqueios psicológicos (ansiedade, autocrítica, julgamento, etc.).
Em 2017, um estudo de pesquisadores canadenses e alemães concluiu que “intervenções baseadas em atenção plena que incentivam as mulheres a se concentrarem em suas sensações físicas excitantes podem aumentar a função sexual das mulheres”.
2. Estimule o ponto G
O “Ponto G” foi assim nomeado em homenagem ao ginecologista alemão Ernst Gräfenberg, que apresentou a área de produção de orgasmos na década de 1950. Ele foi o primeiro a retratar cientificamente esta “zona erótica”.
Portanto, explore sem receio o seu ponto G, ou se preferir deixe o seu par fazer isso por você.
Para encontrá-lo, basta que se introduza um dedo no canal vaginal, movendo-o e tocando a frente da vagina, percebendo a forma de contato que mais excita.
3. Treine os músculos
Segundo Carmen Janssen, psicanalista, sexóloga, professora de pompoarismo e Membro da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana/SBRASH, o pompoarismo permite que a mulher entre em contato com seu corpo, obtendo benefícios físicos e psicológicos.
Com esses músculos fortalecidos, permite que a praticante conheça seus limites, perceba novas sensações e lide melhor com sua própria sexualidade, além de melhorar a aderência ao pênis, fazendo o seu par sentir muito prazer durante o sexo.
4. Não tenham pressa
A rapidinha para quem busca fazer um amor gostoso pode não ser uma boa ideia. Um estudo publicado no Journal of Sexual Medicine conta que o tempo de relação que as mulheres precisam para se satisfazerem é em média 15 minutos. E isso é sem contar as preliminares.
Portanto, não tenha pressa de ir para os finalmentes, caso queira realmente fazer um amor gostoso e impressionar o seu par na cama.
5. Dê assas às fantasias
Discuta abertamente sobre fantasias. Elas fazem parte da sexualidade. Compartilhá-las pode alimentar o erotismo em seu relacionamento.
Quando você começa a confiar em seu par, os seus desejos, as relações sexuais se tornam muito mais divertidas e agradáveis para ambos.
O diálogo é sempre a peça fundamental para o relacionamento, principalmente na cama. Na maior parte das vezes, conversar sobre o que gosta, o que dá prazer, ajuda a alinhar expectativas e apimentar a relação.