O fim de um relacionamento geralmente é algo difícil de lidar. Deixar ir uma pessoa que representou uma parte importante em nossa vida, e a consciência de ter investido tempo, energia e emoções em algo que provou ser um fracasso, gera um forte sentimento de frustração.
Evitar ficar preso ao passado pode parecer quase impossível. O risco é que: pensar em nosso ex amor se torne uma obsessão, e nos impeça de seguir em frente.
Porém, existem estratégias para evitar que isso aconteça. Confira no post de hoje: 4 passos de como esquecer um amor rapidamente, segundo a psicologia.
O que significa amar uma pessoa?
No nível científico sabemos que o amor é químico, causado pela dinâmica hormonal e física, enquanto no nível psicológico a cultura e o período histórico em que nascemos, bem como a história pessoal, influenciam na ideia de parceiro ideal ou por quem nos apaixonamos.
A química da atração
Ao nível da química da atração e do amor, existem várias fases que começam desde o primeiro envolvimento.
De fato, estudos de neuropsicologia mostraram que, no início de uma relação, alguns neurotransmissores podem criar experiências únicas.
Em particular, nesta fase são liberadas grandes doses de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo efeito de prazer e euforia. Isto é seguido pelo hipotálamo, que comanda nosso corpo para enviar sinais de prazer e atração.
À medida que o tempo passa e a relação progride, os níveis de dopamina aumentam cada vez mais, favorecendo o desejo e a excitação, e o desejo de passar cada vez mais tempo com o outro.
Quando a relação se aprofunda temos o aparecimento de dois outros tipos de neurotransmissores: a noradrenalina e a feniletilamina responsáveis pelo frio na barriga de outros tipos de atitudes, como a insônia, a diminuição do apetite, etc.
Outro hormônio, chamado hormônio do amor, também é liberado nessa fase: a ocitocina. Esse hormônio facilita a manutenção e a criação de vínculos afetivos, sendo responsável pela sensação de bem-estar e vontade de cuidar um do outro.
É liberado quando há um estímulo que nos lembra a pessoa amada (sua voz ou pensamento), mas também durante o orgasmo: este hormônio produz gratificação emocional e prazer físico.
Após um período, que varia de 18 a 30 meses, o que acontece é que o cérebro se tornou viciado por hormônios como as fenilanfetaminas, e não reage mais como antes – o amor tomou parte do seu ser.
Passos psicológicos para esquecer um grande amor
Agora que você já sabe como o amor se desencadeia, deve estar se questionando: como fazer para esquecer um amor?
Pois bem, a psicologia irá ajudá-lo a deixar essa pessoa para trás e sair vencedor dessa experiência. Confira alguns passos a seguir de como fazer para esquecer um amor:
1. Convença-se de que você precisa fazer isso
Primeiramente, você precisa ter uma visão clara e consciente da situação que está vivenciando. Para isso é relevante analisar os motivos que levaram o término da relação.
Se foi sua decisão ou não, se chegou ao ponto de terminar, os motivos certamente foram importantes.
Mostrar à sua mente que o relacionamento definitivamente acabou é fundamental. Mas se você ainda tiver dúvidas persistentes sobre se ainda há chances de voltar atrás, faça uma lista apontando os motivos pelos quais é preciso esquecê-lo.
Assim, a sua mente consciente assumirá o controle da situação, ao invés das emoções.
2. Identifique seus gatilhos
As memórias são dependentes de pistas, o que significa que elas requerem um gatilho para virem à tona.
Algo em seu ambiente atual o lembra de sua vivência com o ex? Pois, saiba que isso desencadeará o processo de recordação.
Portanto, elimine do seu ambiente, objetos que remetem ao antigo par (roupas, objetos, fotos, etc).
Assim, você estará dizendo ao seu subconsciente que o relacionamento definitivamente acabou. Quanto mais você suprimir essa associação, mais fácil será esquecer um grande amor.
3. Pare de sonhar acordada
Como esquecer um grande amor se provavelmente se pega pensando nele a cada minuto?
Se quiser realmente esquecer, é necessário afastar pensamentos sobre o par imediatamente, assim que eles entrarem em sua mente.
Se no início for extremamente difícil controlar, saiba que: pensamentos intrusivos são como visitantes, se não consegue expulsá-los de imediato, tudo o que você precisa fazer é não os alimentar, gradualmente eles sairão da sua mente e não mais voltarão.
4. Quebre a antiga rotina
No tempo em que estiveram juntos, muitos dos hábitos assumiram também a forma do nosso parceiro.
É evidente que, se queremos esquecê-lo, devemos transformar a nossa antiga rotina: parar de frequentar os lugares aonde iriam juntos, evitar atividades que ele preferia, e temporariamente, se afastar até amigos em comum.
Nosso cérebro, em termos de evolução, está preparado para agir e reagir à novidade que vem do mundo exterior. Novidades estimulam nossa mente e trazem a possibilidade de novas conexões neuronais, as chamadas sinapses.
Portanto, este é o momento de experimentar coisas diferentes, conhecer novas pessoas e estar mais aberta a mudanças do que nunca.
Como esquecer um amor rapidamente?
Como passar a página? Essa é a dúvida de muitas pessoas que continuam apaixonadas pelos seus ex’s. O que realmente está dentro do nosso controle?
Como vimos, o amor é um conjunto de fatores ambientais, químicos, culturais e pessoais, e toda essa combinação de fatores o torna um tanto imprevisível.
Porém, para verdadeiramente esquecer um grande amor, o mais importante é manter-se firme na decisão. E lembre-se: tempo e paciência são sempre ótimos aliados nesse processo.